As graduações dos lápis de grafite

Academia de Arte Edison Muniz

Academia de Arte Edison Muniz Publicado 06/08/2015 


GRADUAÇÕES DO LÁPIS

Os lápis de grafite são graduados em uma escala que utiliza as letras H para indicar os lápis mais duros e com manchas mais claras e o lápis com a letra B para indicar os lápis mais macios e que produzem os tons mais escuros.

A graduação completa é exibida a seguir:

8H - 7H - 6H - 5H - 4H - 3H - 2H - H - F - HB - B - 2B - 3B - 4B - 5B - 6B - 7B - 8B

Quanto maior o número que acompanha a letra H, mais duros serão as minas e quanto maior o número que acompanha a letra B, mais macias.

Os lápis mais duros portanto, vão do H até o 8H, enquanto os macios vão do 2B até o 8B. Os lápis F, HB e B são os lápis intermediários.

Sempre procure mesclar a sua seleção de lápis. Não use apenas os lápis mais macios, só porque são mais gostosos de usar. Use os lápis conforme a necessidade. 

Certos efeitos só conseguiremos obter com o uso de lápis mais duros, enquanto outros só com os lápis mais macios. Se você selecionar o seu conjunto de materiais pelo que acha mais confortável de usar, vai estar limitando a qualidade de seus trabalhos.

Minha sugestão é que você tenha um lápis duro (H ou 2H), um lápis intermediário (HB ou F) e dois lápis macios (2B e o 4B ou 6B).

Com esse conjunto de lápis você conseguirá produzir qualquer textura que desejar em todas as tonalidades.


Voltar ao topo