Como obter uma imagem de referência com a máxima resolução possível?

Academia de Arte Edison Muniz

Academia de Arte Edison Muniz Publicado 29/04/2016 


A qualidade da sua pintura com lápis de cor estará diretamente relacionada com a qualidade da sua referência. 

Normalmente para a pintura com lápis de cor, nós utilizamos fotografias, já que pintar com lápis de cor é uma técnica que requer tempo e torna-se limitado para a pintura realista através da observação do natural.

Mas a qualidade da sua fotografia vai impactar no resultado da sua pintura.

Normalmente é utilizada a impressora caseira para a impressão da referência, mas na maioria das vezes a imagem não fica com uma qualidade desejada, principalmente pelo fato do papel utilizado normalmente ser folhas de sulfite que não registram a melhor resolução da imagem no computador.

Se você estiver procurando na Internet por uma referência, selecione a opção no Google ou Youtube, imagem em alta resolução. Assim você garante selecionar apenas as imagens com boa visibilidade.

Caso prefira tirar suas próprias fotos, configure a sua máquina para a resolução máxima. Com os recursos que temos hoje, não vale a pena deixar na configuração mínima só pra economizar espaço de memória.

Ao invés de imprimir em sua casa a referência, prefira utilizar uma loja de revelação de fotografias e solitite uma cópia no tamanho próximo do A4. O custo atual sai em torno de R$4,00 aproximadamente. Então vale a pena o investimente.

Outra alternativa mais barata é utilizar o seu tablet ou smartphone para ampliar os detalhes. Nesse caso eu prefiro o tablet, mas o smartphone funciona. Nesse caso você pode ter a sua referência impressa na impressora e utilizar o tablet como complemento. Se você tiver um tablet 10'' provavelmente nem precisará da impressão.

Image title


Outro recurso é utilizar um monitor, como um notebook. As imagens visualizadas nos monitores são mais nítidas do que as impressas e você tem a opção de ampliar sempre. O problema com o computador ou notebook é o espaço que vai ocupar na mesa. Um tablet é bem mais prático nesse sentido.

Image title


Para usar o tablet você precisará de um suporte que pode ser o da própria capa ou um suporte comprado, como esse abaixo.

Suporte para tablet

Quem prefere economizar pode comprar um suporte para prato de decoração que funciona perfeitamente.

Image title

A última opção é imprimir na impressora caseira com papel especial para fotografia, mas essa é a opção que fica mais cara.

Vale a pena investir na qualidade da sua referência pois o esforço e dedicação que você dará para a sua pintura, merece uma preparação de qualidade.


Voltar ao topo