A importância das formas

Academia de Arte Edison Muniz

Academia de Arte Edison Muniz Publicado 04/05/2016 


Embora eu esteja inserindo esse tópico na seção de desenho, ele é importante de igual maneira tanto para quem pinta como para quem apenas desenha. Se você quer que seu desenho ou pintura se destaquem e que tenham uma aceitação natural pelas pessoas, tem que saber a respeito dessas coisas.

Então vamos lá.


O principal argumento apontado por uma pessoa que não aprecia uma obra abstrata é o fato de não encontrar nessa arte nenhuma forma reconhecível. 

Image title


Kandinsky, tranverse line, 1939

Você sabia que a forma é a primeira coisa que as pessoas tentam reconhecer quando observam alguma coisa?

O nosso cérebro busca constantemente o reconhecimento de tudo o que vemos. Não há necessidade de nenhum experimento científico para esssa comprovação, basta observarmos a nós mesmos. 

Quando as primeiras imagens de Marte surgiram, especulou-se sobre a existência de seres inteligentes baseados em uma fotografia obtida pela sonda. 

Image title

Nela vemos algo semelhante ao rosto de uma pessoa.Esse tipo de comparação, na verdade é realizado o tempo todo, gerando até certas brincadeiras, como reconhecer formas nas nuvens. 

Image title

Ser possuidor de uma boa técnica é muito importante para a realização de um trabalho de qualidade, mas você só irá atrair as pessoas se entender os mecanismos que fazem com que as pessoas apreciem mais uma a outra obra. 

O público em geral não tem consciência do que procura, mas você como artista deve entender esses conceitos para que eles possam ser usados em seu benefício criando vantagem para a sua obra.Esse conhecimento é que vai fazer com que você se destaque dos demais.Então uma das primeiras coisas que deve fazer quando for criar uma composição é verificar se a forma, os contornos são facilmente reconhecíveis. 

As pessoas identificam primeiramente os contornos para somente depois buscarem os detalhes.Veja esse exemplo: 

Image title


 Essa imagem identifica uma pessoa, mas o que ela está fazendo? 

Difícil de saber, não é mesmo? 

Image title


 Somente com a figura revelada temos a identificação do que se trata.Você como artista, deve buscar facilitar o entendimento da mensagem que você quer passar. 

Vejamos novamente a mesma ação de outro ângulo. 

Image title


 Não necessitamos dos detalhes para reconhecer a ação. 

Image title


 Muitas das pessoas que apreciam uma obra de Kandinsk ou Miró, dizem não gostar porque não tem nada que possam reconher ali. 


 Ou acham esquisito quando veem uma obra de Picasso, porque o cérebro de cada pessoa diz que aquelas coisas não estão no seu devido lugar. 

Image title

Pablo Picasso, A mulher que chora, 1937


 Se você quer ser eficiente como artista deve estudar a melhor composição de suas obras de arte, e tudo começa com a silhueta. 

No nosso curso de Desenho Artístico, fazemos um amplo estudo a esse respeito com exemplos de como você deve e não deve posicionar os seus modelos para um resultado mais dramático.

A partir de agora, preste bastante atenção no silhueta de seus desenhos e pinturas e verifique se elas proporcionam o melhor campo de visão para os seus trabalhos. Pense se não poderia ver um ângulo melhor.

A arte do desenho e da pintura é um exercício contínuo de leitura daquilo que vemos.


 Esse texto não visa julgar a qualidade das obras de arte e o apreço por um tipo específico de arte, e sim o de esclarecer o que ocorre quando uma pessoa vê alguma coisa, e isso não se restringe a pinturas ou desenhos, mas a qualquer coisa que está diante de nossos olhos.A apreciação de obras como as de Miró, Picasso ou Kandisnk são avaliadas sobre outros aspectos que não apenas os estéticos, mas isso está fora do escopo desse artigo.Meu objetivo aqui é voltado para qualquer artista que queira exprimir a sua arte de forma realista e causar o maior impacto em seus apreciadores.



Voltar ao topo